Portugal e Espanha unidos para homenagear os reis da música romântica

DO TEXTO: Os reis da música romântica, Roberto Carlos e Júlio Iglésias
Os reis da música romântica, Roberto Carlos e Júlio Iglésias

MENTIRA DO 1 DE ABRIL

É claro que esta notícia é uma pura mentira como, aliás, se alerta no último parágrafo do texto. Uma mentira do 1 de Abril em forma de sonho.
No entanto, do sonho fica ao menos a ideia. Quem sabe seja concretizada um dia.
Desculpem qualquer coisinha.
Abraços


-------------------------

Os reis da música romântica, Roberto Carlos e Júlio Iglésias estarão na Península Ibérica de 24 a 30 de Novembro

Numa iniciativa concertada entre as Comissões Culturais representativas de Portugal e Espanha, Roberto Carlos e Júlio Iglésias, os reis da música romântica, irão finalmente juntar as suas vozes em concertos que terão lugar em Madrid, Barcelona, Corunha, Lisboa, Coimbra e Guimarães , cujas entidades oficiais locais se uniram para a realização do evento.
Os locais estabelecidos para a realização dos concertos não foram eleitos por mero acaso. Foram antecipadamente ouvidos os dois cantores que deram as suas sugestões de acordo com as afinidades de cada um.

OS CONCERTOS E AS HOMENAGENS
ESPANHA
Madrid – dia 24/11 – 20,45h - Palacio de Deportes de la Comunidad de Madrid
Em Madrid nasceu Júlio Iglésias às 2 horas da madrugada do dia 23 de Setembro de 1943. Aí viveu sua infância e juventude, tendo sido um destacado atleta de futebol, ocupando a posição de goleiro nas camadas jovens do Real Madrid. O seu sonho era ser futebolista profissional. Mas, na noite de 22 Setembro de 1963, quando tinha 20 anos de idade, ao conduzir o seu carro entre Majadahonda e Madrid juntamente com os seus amigos Enrique Clemente Criado, Toto Arroyo e Pedro Luis Iglesias, teve um trágico acidente que o deixou semi-paralizado durante um ano e meio, existindo poucas hipóteses de poder voltar a andar. No hospital Eloy Gonzalo de Madrid, Júlio ouvia rádio e escrevia poemas e versos românticos. Eladio Magdaleno, uma jovem enfermeira que o tratava, ofereceu-lhe uma guitarra. Nunca, até aí, ele tinha pensado tornar-se num cantor. Mas a vida tem as suas surpresas.
No concerto a realizar no dia 24 de Novembro, os cantores receberão do alcaide madrileno o galardão de mérito da cidade e Júlio Iglésias receberá ainda das mãos do presidente do Real Madrid o troféu atleta de ouro do clube.

Barcelona – dia 25/11 – 21,00h – Camp Nou

Em Camp Nou espera-se milhares de aficionados. A organização irá distribuir gratuitamente camisolas com um grande coração gravado, simbolizando o eterno romantismo dos cantores que cantarão em dueto “Coração apaixonado” de Júlio Iglésias e “Comandante do seu coração” de Roberto Carlos .

La Coruña – dia 26/11 – 21,30h – Domus

Não é por acaso que a capital da Galiza será palco do último concerto dos reis por terras de Espanha. Com efeito, os ascendestes de Júlio pela parte do pai nasceram na Galiza. O seu pai, Dr. Iglesias, nasceu na cidade de Orense. Em 1992, tendo sido galardoado “Embaixador da Galiza” no mundo, será agora a vez de Júlio, em representação da família Iglésias, receber as chaves de Orense entregues pelo alcaide da cidade, certamente ao som de “Un canto a Galicia” que os dois cantores certamente cantarão em uníssono.

PORTUGAL
Lisboa – Dia 28/11 – 21,15h Pavilhão Atlântico

Lisboa prepara uma recepção que certamente ficará na memória dos cantores e de quem nela participar. Com efeito, está prevista, da parte da manhã, uma visita dos cantores ao Oceanário de Lisboa, o segundo maior do Mundo e que contém uma impressionante colecção de espécies – aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos. Em cenário tão apropriado, Júlio e Roberto cantarão em dueto aquele que já é considerado um hino ecológico: “As baleias”, com letra de Roberto Carlos e música de Erasmo Carlos. Mas a maior surpresa será o coro que acompanhará os cantores, constituído por milhares de crianças e jovens provenientes das escolas primárias e secundárias de Lisboa, envergando camisolas estampadas com a mascote do Oceanário, o boneco Vasco que tem por mote “O Vasco é boa onda”, em referência ao navegador português Vasco da Gama, por sinal o clube de futebol brasileiro da simpatia de Roberto Carlos.
À noite, o grandioso Pavilhão Atlântico irá certamente ser pequeno demais para todos aqueles que não quererão perder uma rara oportunidade de assistir às emoções de tão carismáticos cantores.

Coimbra – Dia 29/11 – 21,00h – Teatro Gil Vicente

Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra foi berço de nascimento de seis reis de Portugal e da
Primeira Dinastia, assim como da primeira Universidade do País e uma das mais antigas da Europa.
Roberto Carlos é, sem dúvida, quem mais a canta por esse mundo fora desde 1965. Daí que antes do concerto a levar a efeito no Teatro Gil Vicente, a Cidade dos Doutores irá, finalmente, em sessão solene que decorrerá na Universidade de Coimbra, atribuir a Roberto Carlos o título honorifico de “Doutor Honoris Causa”, em cerimónia a que não faltarão representantes das Tunas Académicas com os seus trajes tradicionais.

Guimarães – Dia 30/11 – 21,30h – Pavilhão Multiusos

De raízes lusitanas, pois tanto o avô paterno como o bisavô materno eram portugueses, Roberto Carlos Braga, nasce no dia 19 de Abril de 1941, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil. Daí que não seja de estranhar que Portugal tenha sido o primeiro país onde Roberto Carlos actuou pela primeira vez no exterior. Daí também que tenha homenageado Portugal com duas das suas mais conhecidas músicas: “Coimbra” e “Nem às paredes confesso”. Chegou agora a vez der Portugal retribuir àquele que através da língua lusa, tem espalhado amor aos corações ao longo de 50 anos, qual Conquistador de Emoções. O presidente da edilidade vimaranense irá propor em reunião camarária que doravante o Pavilhão Multiusos de Guimarães se passe a designar Pavilhão Emoções Roberto Carlos, em honra do cantor que, parafraseando o Poeta, se mais mundo houvera lá chegara com o seu engenho e arte.
Prevê-se, assim, que a digressão de Roberto Carlos e Júlio Iglésias por terras ibéricas feche com chave de ouro, provavelmente ao som de “Un canto a Galicia” e “Coimbra”.

CONCERTOS JÁ ESTARIAM PLANEADOS PARA 2008
Contactadas as assessorias de Roberto Carlos e de Júlio Iglésias acerca do evento, as mesmas foram unânimes relativamente à boa forma como tudo está sendo organizado para que tudo decorre com o maior êxito, tanto mais que os concertos já estariam Planeados para serem levados a efeito no ano passado, tendo sido adiados para 2009 por incompatibilidade de agenda entre os dois cantores.

VENDA DE INGRESSOS
De acordo com informações obtidas junto da Comissão Promotora do evento, a venda de ingressos para os concertos de Portugal e de Espanha processar-se-á nos moldes habituais e ocorrerá em data a anunciar nos órgãos da comunicação social, bem como nos site oficiais dos cantores. Estimado leitor: é pena que tudo o que leu até agora não passe de um sonho de um fã que no dia primeiro de Abril se lembrou de o passar para o papel, quiçá lembrando-se de Fernando Pessoa: Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.


Vimara Templar
Agência Noticiosa
FantaisiExpress
01-04-2009

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. LILIAN HAHN MARIANO DA ROCHA1 de abril de 2009 às 01:22

    Ahhhhhhhhhh Armindo!

    E eu anotando tudo!!! Entendendo ser do entendimento de Deus, já que é sonho do homem... Armindo(e tantos outros, com certeza)... e portanto, bem que poderá ser... obra Divina!

    Tô sonhando contigo, que tudo isto seja, verdade, realidade, um sonho dourado, de ousados desejos...

    Beijinhos e abraços e carinhos...

    Lilian

    Santa MAria - RS

    ResponderEliminar
  2. Armindão!!!

    Você mexeu mesmo com nossos sonhos, mas acho que isso um dia acontecerá e talvez o mais breve possível!

    Comecei a ler e pensei que seria mais um daqueles encontros prometidos para esse ano, nas comemorações dos 50 anos do rei, mas depois lembrei que você é muito brincalhão e ao final já sabia que era pela data!

    Parabéns pela saudável brincadeira!

    Blog Música do Brasil
    www.everaldofarias.blogspot.com

    Um forte abraço a todos!

    ResponderEliminar